Faltam 14 balsas para a conclusão da ponte sobre o Rio Negro Valor do projeto já sofreu acréscimo de 94% em relação ao preço inicial e conclusão da obra não tem data definida

21-11-2010 10:45

 

destaques

ARISTIDE FURTADO

Infográfico mostra o que falta para a conclusão da obra da ponte sobre o rio Negro

(Celso Paula)

Com oito meses de atraso, em relação ao cronograma de origem e 94% de acréscimo sobre o valor inicialmente contratado, a obra da ponte sobre o rio Negro, que vai custar R$ 984,1 milhões, ainda precisa, para ser concluída, da construção  de 14  balsas  metálicas para proteger os pilares de seis canais de navegação e da implantação do sistema de iluminação. Tais  serviços são necessários à segurança de uso da ponte. Em função disso, a estimativa do Governo é que o empreendimento seja concluído no primeiro semestre de 2011.

Com valor estimado em R$ 104 milhões, os sistemas de proteção e iluminação tiveram os processos licitatórios suspensos, na semana passada, segundo o diretor-presidente da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), René Levy, porque empresas interessadas em participar da concorrência pediram esclarecimentos sobre pontos do projeto básico. “Estamos dando esclarecimentos para evitar futuro pedido de cancelamento”, disse René Levy.

A inadequação do sistema de proteção das bases de apoio da ponte foi um dos itens que levaram a Justiça Federal, em novembro de 2008, a determinar a suspensão temporária da obra. A Capitania dos Portos exigia que todos os pilares fossem protegidos contra eventuais choques de embarcações. Depois de negociação com o Governo, ficou acertado que seis vãos (espaços entre um pilar e outro) contariam com a estrutura de proteção e seriam sinalizados para a passagem de barcos.

Balsas
Três modelos de balsas com formato semelhante a um barco foram concebidas para dar segurança aos pilares. Quatro terão 41 metros de comprimento por 15 metros de largura. E serão ancoradas em frente aos pilares 39 e 40 no vão central do lado do direito da ponte para protegê-los de possíveis colisões de barcos que descem o rio Negro. O outro vão central,  entre as colunas 40 e 41, foi reservado para a navegação subindo o rio e contará  com duas balsas, uma para cada coluna, cada uma com 32 metros de comprimento por 12 de largura.

Próximo às duas margens do rio Negro, em Manaus e na ponta do Pepeta, haverá duas passagens,  mão e contramão, com sistema de proteção de pilares. Para esses vãos serão usados oito balsas de 18 por sete metros, quatro em cada margem.

Secretário Renê Levy evita fechar prazo de conclusão
O diretor-presidente da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), René Levy, afirmou que a ponte sobre o rio Negro ficará pronta no primeiro semestre de 2011. “Não vamos indicar um mês para não corrermos o risco de adiar de novo. Já foram dois adiamentos”, disse.

A colocação das vigas dos pilares próximo ao vão central recomeçou semana passada. Estava parada desde agosto devido a problemas com o equipamento que tombou e teve  avarias ao ser atingido por um temporal. O lançamento das partes do tabuleiro  do vão central também recomeçou. De um total de 50 aduelas, só faltam colocar quatro.

 Das obras de acesso, restam apenas 900 metros de pista na estrada que leva a ponta do Pepeta. “Essa área estava servindo de pátio para as vigas”, disse Levy.