O juiz Victor André Liuzzi confirmou para amanhã (29), o julgamento do prefeito de Parintins – localizado a 325 quilômetros da capital -, Frank Bi Garcia (PSDB), e do vice-prefeito Messias Cursino (PDT), pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) em Manaus.
O magistrado é relator do processo que já foi adiado por três vezes, a última delas no dia 23 deste mês. A sessão está marcada para às 16h.
A cassação do mandato eletivo do prefeito e do vice, por abuso de poder econômico, corrupção e fraude nas eleições de 2008, está sendo solicitada pelo procurador eleitoral Edmilson Barreiros.
Em seu parecer, Barreiros pede a imediata posse do segundo colocado nas eleições municipais, o ex-prefeito Enéas Gonçalves (PMDB), porque Garcia não conseguiu atingir votação superior a 50% dos votos, conforme estabelece o Código Eleitoral.
Com o apoio de 13 associações, 17 entidades do Fórum pela Ética de Parintins estão, desde a última sexta-feira (26), em Manaus, para acompanhar o julgamento. O prefeito Bi Garcia já adiantou que está tranquilo e que confia na Justiça do Amazonas.
Em Parintins a promotora de Justiça Carla Guedes informou que irá reiterar nova solicitação aos bancos para que encaminhem os extratos bancários, que possibilitarão comprovar se houve ou não saques de grandes quantias em dinheiro, que teria sido autorizado pelo prefeito Bi Garcia, às vésperas da última sessão de julgamento.
A denúncia partiu das entidades locais.
Somente a Caixa Econômica Federal, enviou as movimentações financeiras da Prefeitura, ao contrário do Banco do Brasil e Bradesco. As entidades do Fórum pela Ética também ingressaram na Câmara Municipal de Parintins com pedido de instalação de CPI.
O julgamento de Bi Garcia tem sido tema recorrente na cidade.