XIº Festival de Pastorinhas

27-12-2010 12:50

XIº Festival de Pastorinhas

 

 

Começou ontem a disputa das Pastorinhas de Parintins, tendo como campeã da primeira noite as “Filhas de David, do Palmares” somando 208 pontos dos jurados.


Os jurados Roberto Santos, Sandra Emilia Cruz e Edson Ribeiro, atribuíram às “Filhas de David”, do Palmares, o primeiro lugar com 208 pontos, “Filhas de Maria” do Djard Vieira, o segundo lugar com 207,9 pontos, “Filhas do Judá”, do Parananema, a terceira colocação com 207,3, e “As Natalinas”, do Palmares, o quarto lugar com 207 pontos.
Notando-se a pontuação mínima de uma para outra agremiação, vê-se que foi uma disputa acirrada nesta primeira noite do Festival. 
Para esta segunda noite, 27, concorrem “Filhas de Maria”, do São Francisco, “Filhas de Maria, do Parananema, “Filhas de Maria” do Aninga, e o “Pastoral do São José”, sendo duas classificadas para a noitada final, quando concorrem as 4 vencedoras, das primeira e segunda noites.

AS FILHAS DE DAVID, do Palmares

A campeã da primeira noite foi fundada pela Srª. Rosa Gomes, em 1963, na comunidade de Vila Amazônia, que com muita fé a levou a colocar a brincadeira de Pastorinhas. Dona Rosa havia enfrentado alguns problemas familiares e já conhecedora da brincadeira sabendo que o Menino Deus era milagroso, fez uma promessa para que fosse curada sua dor e seu sofrimento. Enquanto viveu, dona Rosa apresentou a Pastorinha como pagamento de sua promessa. Ela, que nasceu em Oriximiná, em 1935, veio para a Vila Amazônia e depois mudou-se para a sede do município, em Parintins. 


AS FILHAS DE MARIA, do Djard Vieira

A segunda colocada nessa primeira noite foi fundada em 1992 pela senhora Nadir Miranda juntamente com suas filhas e netas. Dona Nadir faleceu em 2006, mas foi dado continuidade a brincadeira por ela iniciada e por uma diferença de 1 décimo, a Pastorinha do Djard Vieira volta a disputar na terceira noite, o título de campeã deste festival de 2010.

O vice-prefeito Messias Cursino, presente com toda sua família no Bumbódromo, assistiu as quatro Pastorinhas da primeira noite e disse que não se pode deixar de prestigiar esse evento cultural da maior importância, que resgata o passado na brincadeira alegre e contagiante dos cordões de pastorinhas de Parintins.

O resultado final com a classificação da primeira noite foi dado pouco mais da meia-noite pelo coordenador de cultura do município, Eduardo Gomes, que falou do sucesso de público e de apresentações das pastorinhas, todas elas muito bonitas e prontas para a classificação.

“Uma noite de celebração e louvor ao Menino Jesus”, finalizou Eduardo Gomes.

AS IMAGENS DA PRIMEIRA NOITE DO FESTIVAL DAS PASTORINHAS JÁ ESTÃO NA NOSSA SEÇÃO DE FOTOS.

(Carlos Frazão/JI)