“Alagação é problema crônico em Parintins”, diz Tony Medeiros

15-02-2011 09:55

“Alagação é problema crônico em Parintins”, diz Tony Medeiros
 

 

 

Deputado acompanhou dramas das famílias de Parintins que sofrem com alagações em consequências das chuvas. Tony quer saber onde desperdiçaram milhares de reais da Praça dos Bois.


No meio a forte chuva que castigou a cidade de Parintins durante 12 horas, o deputado estadual Tony Medeiros PSL, acompanhou o antigo drama de centenas de cidadãos que sofrem com alagações em conseqüência do fenômeno. São terrenos, casas, comércios e ruas que ficam submersas atrás do Ginásio de Esportes Elias Assayag (Bairro João Novo), Lagoa Azul (no bairro do Itaúna II), na frente da Escola Estadual Padre Jorge Freenzzine (Centro), no cruzamento das ruas Paraíba, Senador José Esteves, Padre Victor, (bairro de Palmares). 
A situação mais de dramática está na Lagoa Azul e na rua Mozart Freitas Vieira próximo ao Ginasio Elias Assayag, na qual a água chega a mais de um metro de altura. Esses locais receberam as obras executadas pelo governo estadual, gestão Eduardo Braga PMDB. O corpo de bombeiros é chamado sempre nestes locais, quando há alagações, para retirar os móveis, idosos e pessoas doentes que não tem mobilidade de sair. 
“É uma situação revoltante. Não aparece governador, nem secretário ou prefeito e vereadores. Todos sabem que neste período de chuva é sofrimento para todos nós. Temos que sair de casa correndo. Já perdemos móveis e eletroeletrônicos. Isso é revoltante”, desabafou a comerciante Socorro da Silva. Segundo ela a situação atrás do Ginásio ficou assim após a Construção da Praça dos bois. “Quando a chuva vem é um Deus nos acuda. Hoje (segunda-feira) começou a chover as 2h da manhã”, disse Francisco Silva, outro morador. Até os alojamentos do Ginásio de Esportes Elias Assayag foram invandidos pela água. A drenagem é o maior problema dos locais.
Casa de Jacarés
“Meus netos não vão mais dormir aqui. Isso é desumano. Precisamos de ajuda”, reivindicou a aposentada Maria Coelho da Silva, ao falar com o deputado Tony Medeiros, na residência do filho dela, localizada as margens da lagoa Azul. “Hoje apareceu seis jacarés. Você já imaginou o pânico das pessoas. Um vizinho trouxe uma canoa para sairmos de casa”,relatou dona Maria.
Para o deputado Tony Medeiros PSL a questão da alagações nestes pontos de Parintins “é uma questão crônica. Que pode ser resolvido com vontade política. Se o governo do estado firma parceria com a prefeitura penso que terá uma alternativa para essas pessoas”, disse Tony, salientou que pedirá informações sobre a drenagem realizada principalmente na Praça dos Bois e na Lagoa Azul, e através de requerimento junto ao governador Omar Azziz PMN, tratar do problema. “Terei um encontro na próxima com o governador e foi reforça esse pedido. Sei que não pode ser resolvido em uma semana e neste período de chuva. Mas não podemos fechar os olhos para está situação. Na praça dos bois, por exemplo, foi investido mais de 10 milhões de reais e desde sempre teve esse problema. Vou pedir informações sobre onde e como foram gastos todos esses recursos”, afirmou.

(Texto: Hudson Lima/Foto: Osvaldo Freitas)