Aberta Conferência Municipal de Saúde
Aberta Conferência Municipal de Saúde
Servidores da saúde, delegados de entidades representativas da sociedade civil, conselheiros de saúde, usuários do SUS e populares lotaram ontem o auditório Dom Arcângelo Cérqua na abertura da 4ª Conferência Municipal de Saúde. Em Parintins, a conferência municipal vai discutir e aprovar propostas prévias que vão contribuir com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante as Conferências Estadual e Nacional. O prefeito em exercício, Messias Cursino, que presidiu a abertura do evento, destacou a conferência como espaço destinado a analisar os avanços, retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde. Ele citou as particularidades da Amazônia, as dificuldades que precisam ser ajustadas na busca pela excelência e lembrou das conquistas do governo do prefeito Bi Garcia, que desde que assumiu o governo tem proporcionado mudanças significativas na área da saúde. Ele disse que é preciso avançar mais e a conferência é exatamente a oportunidade de transformar críticas em sugestões e propostas para melhorar o atendimento do SUS.
Parintins é a cidade do interior do Amazonas que tem a melhor estrutura de saúde do Estado na opinião do presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde, Hildnay Mangueira Trajano, secretário de saúde da cidade de Maués, que está participando do evento. Ele parabenizou a forma como o prefeito Bi Garcia conduz a saúde no município de Parintins.
Entre as conquistas do governo do prefeito Bi Garcia podem ser enumeradas o Centro de Apoio Psicossocial-CAPS, o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO, a Farmácia Popular, ambulanchas para a zona rural, construção de centros de saúde, implantação das jornadas de cirurgias e contração de médicos especialistas.
O secretário de Saúde do Município, Josimar Marinho, reforçou o convite a todos os representantes de entidades que participaram das pré-conferências promovidas nos bairros e nas comunidades rurais. Josimar disse que é fundamental a participação de todos nas discussões e plenárias que acontecem hoje e amanhã, no Auditório Dom Arcângelo Cérqua.
Entre os palestrantes de hoje estão o dr. Jackson Cordeiro do Conselho Estadual de Saúde e a dra. Heliana Feijó, médica e professora da Universidade Federal do Amazonas. A conferência encerra no dia 23 com a eleição dos delegados para a etapa estadual.