AEROPORTO CONTINUA COM RESTRIÇÕES
Parintins - Surpreso com a informação de que o aeródromo de Parintins havia sido liberado pela Justiça Federal, o administrado do aeroporto Júlio Belém, Jean Jorge, esclareceu ontem à noite a decisão do juiz Ricardo Augusto dos Sales, que responde interinamente pela 7ª Vara Federal, em relação ao aeroporto de Parintins.
Segundo o administrador, as operações no aeroporto Júlio Belém no horário diurno não estão normalizadas. “O que houve, na verdade, foi que o juiz atendeu a uma solicitação feita pela Procuradoria Jurídica do Banco Central que argumentou a impossibilidade do transporte de dinheiro no horário da noite porque o Seguro não cobre e autorizou que as aeronaves que estão fazendo transporte de dinheiro para abastecer a cidade, cuja economia estava sendo afetada com o fechamento do aeroporto, possam pousar e decolar uma vez por semana de dia. Fora isso o aeroporto continua operando normalmente mas apenas no horário de 19:00 às 05:00h ”, disse. Jean Jorge lembrou ainda que no despacho do juiz Dimis Costa Braga, que interditou o aeroporto atendendo pedido do Ministério Público Federal, há um parágrafo assegurando o pouso e decolagem de emergência. “ Na verdade, o aeroporto de Parintins quando foi restringido o juiz deixou claro que o transporte de emergência com enfermos, as aeronaves que estiverem em emergência, aviões militares e de órgãos do governo que precisam vir a Parintins estão liberadas desde que comprovem com documento a necessidade do vôo”. O administrador assegurou que todos os esforços estão sendo envidados pelo prefeito Bi Garcia (PSDB) e pela administração do aeroporto Júlio Belém no sentido de obter a liberação do mesmo para vôos diurnos. “Todas as exigências e determinações foram e estão sendo feitas e o prefeito tem sido incansável no trato da questão”, assegura. O aeroporto foi interditado a pedido do Ministério Público Federal que identificou risco às operações de pouso e decolagem devido a presença de aves no aeródromo de Parintins. >> Anac Nesta quarta-feira uma equipe da Agencia Nacional de Avião Civil (Anac) estará em Parintins para uma ação de fiscalização tanto no aeroporto quanto na única companhia aérea que atende o município.AEROPORTO CONTINUA COM RESTRIÇÕES
“É uma fiscalização de rotina que abrange a infraestrutura do aeroporto e das companhias que operam na cidade, essa é a finalidade dessa equipe da Anac que chega hoje a Parintins”. (Foto e texto: Tadeu de Souza – publicado no EM TEMPO)