Aeroporto na Operação Festival
Aeroporto na Operação Festival O administrador do aeroporto Júlio Belém, Jean Jorge de Souza que representou o prefeito Bi Garcia no primeiro check list em preparação ao do Festival Folclórico de 2011, disse que várias determinações relativas à organização do evento já começam a ser cumpridas pelos órgãos envolvidos na operação Festival. Jean disse que os representantes dos órgãos, assim como o secretário de cultura Robério Braga, discutiram detalhadamente as atribuições e o trabalho que cada um vai desenvolver durante o Festival. Uma equipe precursora do governo que esteve em Parintins esta semana propôs algumas correções que já foram determinadas pelo prefeito Bi Garcia, principalmente no aeroporto Julio Belém que é um dos mais importantes na operação Festival. O abastecimento de água e a coleta do lixo também foram discutidos, já que estes serviços devem ser ampliados no período da festa. Participaram da reunião a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, SEINF, Cerimonial do Governo, Casa Militar, Agecom DETRAN, PROCON, Amazonastur VII Comar, Cindacta 4, ANAC, Infraero, Polícia Federal, BAND, Capitania dos Portos, 9º Distrito Naval, Amazonas Energia, Prefeitura de Parintins, SEAS, Anatel, Ministério Público, Ibama, Delegacia Regional do Trabalho, Defesa Civil, Ativa Eventos, Tucunaré Turismo, Le Lieu Gastronomia, C.A Cardoso e Barra Som.
O aeroporto Júlio Belém já começa a trabalhar visando a segurança aeroportuária no período do Festival. O administrador Jean Jorge informou que Parintins terá o apoio total do Cindacta 4 que estará em Parintins a partir de 5 de junho para montar os equipamentos de auxílio a navegação. Após aferição dos equipamentos o aeroporto deve funcionar 24 horas com escala de todos os órgãos envolvidos. A Polícia Federal também solicitou uma sala no aeroporto para desenvolver seus serviços, vai trazer o canil da Polícia Militar para o combate a entorpecentes. A Anac estará com seu efetivo atuando na fiscalização, enquanto o Corpo de Bombeiros vai trazer equipe de 21 homens, uma viatura de combate a incêndio e uma unidade de resgate para somar com a seção de contra incêndio do aeroporto e garantir a segurança de aeronaves e passageiros.
De acordo com Jean, ano passado foram registrados 550 movimentos de pousos e decolagens com cerca de 20 mil passageiros. Em 2011, somente uma companhia aérea de grande porte, que é a GOL Linhas Aéreas, deve transportar mais de 15 mil passageiros em mais de 50 vôos. Outras empresas como a Trip e a Total farão vôos charter, além das empresas de táxi aéreo e aeronaves particulares que também tem vôos programados para o Festival. Este ano, a Infraero que administra aeroportos no Brasil virá para Parintins somar com a administração aeroportuária no sentido do controle de estacionamento de aeronaves e expedição de credenciamento para os órgãos que desenvolvem trabalhos na área operacional do aeroporto. Outra reunião especial apenas com órgãos envolvidos na operação do aeroporto deve acontecer nos próximos dias.