Aprovado o regulamento do Festival Folclórico de Parintins
Aprovado o regulamento do Festival Folclórico de Parintins O novo Regulamento do Festival Folclórico de Parintins foi aprovado pelos bumbás Caprichoso e Garantido neste dia 24 de março de 2011 e terá validade de três anos. Conheça o novo Regulamento e fique por dentro do que estará em julgamento em 2011, 2012 e 2013, que será publicado neste site, na íntegra.
Após oito horas de intensas discussões, em sala fechada, na agência de comunicação do Bumbódromo, o prefeito Bi Garcia, o vice Messias Cursino e os dirigentes dos Bumbás Caprichoso Márcia Baranda e Telo Pinto do Garantido, definiram o regulamento oficial do Festival Folclórico de Parintins 2011. Segundo o prefeito Bi Garcia as alterações significativas foram na busca do aperfeiçoamento, da qualidade e do refino do Festival de Parintins. Para ele a decisão entre os bois foi de equilíbrio buscando a transparência do resultado e a proteção da identidade do povo amazonense e de Parintins. Entre os principais entraves da discussão estavam o aumento de jurados, reposicionamento da cabine e o critério de escolha dos jurados.
PRINCIPAIS MUDANÇAS
Entre as alterações no regulamento, por decisão dos bois, da Prefeitura e do Estado, o Festival passa a ser definido por ano, como por exemplo, Festival Folclórico de Parintins 2011. A contagem de 46º fica apenas para o controle interno dos bois, do Município, do Estado e da União. Uma das mudanças importantes foi no critério de julgamento em que os jurados terão que justificar obrigatoriamente as notas abaixo de 10. O início da disputa em 2011 volta a ser às 20h, já que mudança de horário no ano passado foi apenas em decorrência da Copa do Mundo. Permanecem três dias de disputa e o horário de duas horas e meia para a apresentação de cada boi. A perda de pontos por atraso passa a ser automática, sem a necessidade de apresentação de recursos. Além do relógio interno para a contagem do tempo, a área de concentração também ganhará um relógio para que as agremiações possam ter um controle maior do tempo de apresentação. O item que tratava da contratação de uma empresa de consultoria para a escolha dos jurados foi extinto. Os próprios bois ficam com a responsabilidade de escolher a comissão de jurados. Não será permitido a participação de jurados que exerçam cargos de primeiro e segundo escalão em instituições públicas federal, estadual e municipal. A partir de 2011 os troféus para os ganhadores serão específicos e manifestarão o simbolismo da festa. Ficam em definitivo fora do sorteio para escolha de jurados todos os Estados da Região Norte, inclusive Tocantins que antes era incluído no certame. O novo regulamento terá validade por três anos, podendo ser prorrogado e revisto.
Segundo a presidente do Boi Caprichoso, Márcia Baranda, nas adequações do regulamento do Festival Folclórico não houve perdedor nem ganhador, houve uma maturidade dos representantes dos bois, pensando na festa e em Parintins. “Acho importante chegarmos a um denominador comum com muita maturidade. Queremos agradecer a todos e é claro a nossa equipe, que trabalha em prol da nossa festa, em prol de Parintins”, disse Márcia. O presidente do Boi Garantido, Telo Pinto, agradeceu a prefeitura pela coragem de entrar na discussão do regulamento, tendo a consciência de que somente os dois bois não teriam condições de aprovar o regulamento. Parabenizo o senhor prefeito pela iniciativa de chamar os dois bois, chamar a responsabilidade pra si e definir esse regulamento, disse Telo Pinto.