Omar Aziz toma posse e pede atenção especial para Segurança

25-07-2010 21:32

saac de Paula - portalamazonia@redeamazonica.com.br


MANAUS - A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) empossou na tarde deste sábado (1º) o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o vice, José Melo, eleitos no último pleito. A cerimônia, realizada no Teatro Amazonas, reuniu centenas de parlamentares e autoridades do Estado. Omar foi recebido com honras por tropas militares, em uma breve apresentação na área externa do Teatro. 


O governador eleito foi recebido com honras militares na área externa do Teatro. Foto: Andrezza Lifsitch

O governador chegou ao local da solenidade acompanhado da primeira-dama, Nejmi Aziz. O casal já era aguardado pelos senadores eleitos Eduardo Braga e Vanessa Gazziottin, pelo prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e pelo presidente da ALE, deputado Belarmino Lins. Eles formaram parte da mesa que empossou Omar à frente do Executivo Estadual. A bancada contou ainda com representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Câmara Municipal de Manaus, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arquidiocese de Manaus, Exército, Marinha e Aeronáutica. 

A execução do hino nacional pelo Coral do Amazonas abriu a solenidade. Na nave e galerias do Teatro, centenas de convidados acompanharam a leitura do Termo de Compromisso de Governo e a assinatura do documento por Omar e José Melo. Em seguida, deputados estaduais subscreveram o termo, oficializando o mandato de quatro anos do novo governador à frente do Amazonas. 


A cerimônia, realizada no Teatro Amazonas, reuniu centenas de parlamentares e autoridades do Estado. Foto: Andrezza Lifsitch

Após o pronunciamento do presidente da Assembleia, Omar iniciou seu primeiro discurso já como governador. Ele prometeu cumprir o compromisso de zelar pelo povo, como determinado pela Constituição do Estado, e garantiu ter uma atuação democrática e transparente. “Se eu errar, vou errar tentando fazer o bem”, disse. 

O discurso do governador também foi marcado por agradecimentos. Omar disse ser grato pelas orações recebidas de fieis da Igreja Católica e pelo companheirismo do pastor Jonatas Câmara, presidente da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas. Agradeceu ainda ao prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, a quem chamou de “grande estadista”, pelo primeiro cargo público que exerceu, ainda em 1986. Os agradecimentos também foram direcionados à família, quando citou a primeira-dama Nejmi Aziz, e disse que o único cargo que ela ocupará será “no seu coração”.


Discurso de Omar foi marcado por agradecimentos. Foto: Andrezza Lifsitch

Em seguida, Omar relembrou parte do passado e falou de algumas metas para o futuro. Brincou que a faixa de governador seria a segunda a receber na vida, sendo a primeira como campeão pelo Nacional Futebol Clube. Para a gestão, citou problemas de infraestrutura e logística como problemas crônicos de Manaus, aos quais quer dar atenção. Um dos pontos relembrados na fala foi também a área de segurança. Ex-secretário municipal da área, disse que a segurança será uma das prioridades na nova gestão.

Pediu que os deputados discutam ideias ao invés de posicionamentos políticos e afirmou que ‘para se consolidar como um grande líder, é preciso trabalhar pelo povo’. “Discursos nós vemos toda hora, mas a prática poucos fazem", disse.

A faixa de governador do Estado foi entregue pela esposa de Omar, Nejmi Aziz, seguida de aplausos da plateia. Ao discursar novamente, o governador empossado afirmou querer sair do Governo como entrava hoje, “de cabeça erguida”. Após ser parabenizado pelo deputado Belarmino Lins, que encerrou a solenidade, a plateia o ovacionou, em pé. Do lado de fora do Teatro, simpatizantes esperavam pela saída de Omar, que mesmo sob chuva, cumprimentou eleitores.