Campanha busca atingir pessoas não recenseadas pelo IBGE

11-11-2010 20:45

 

 

 

O prefeito Bi Garcia determinou a realização de uma campanha de mobilização da população, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para atingir as pessoas que por algum motivo não foram recenseadas e deixaram de ser incluídas na estatística populacional de 2010. Esses habitantes terão que comparecer na sede do IBGE, que fica localizado na rua Silva Campos, próximo à praça do Sagrado Coração de Jesus. Pela contagem preliminar do censo, Parintins tem apenas 96.223 habitantes. Para que o município volte a receber os recursos financeiros do Fundo de Participação dos Municípios–FPM, em sua totalidade, os técnicos do IBGE terão que recensear até o dia 24 de novembro mais de 5.800 pessoas e chegar pelo menos à contagem populacional de 2007 que atingiu 102.044 habitantes. 
A decisão sobre a mobilização saiu após uma reunião realizada ontem na sede do IBGE, onde estavam presentes o prefeito Bi Garcia, o vice-prefeito Messias Cursino, a agente regional do órgão, Maria de Fátima Silva, além do coordenador municipal de Planejamento João Cabral Mourão e o auditor municipal e coordenador da Comissão Censitária do município Marcos Aurélio da Luz. 
No encontro, o prefeito recebeu informações quanto ao resultado do processo de coleta de amostra de domicílio realizado pelo órgão em Parintins no censo populacional de 2010. De acordo com o auditor Marcos da Luz, com a redução no número de habitantes apresentado pelo IBGE, a administração municipal vai perder uma receita mensal, proveniente do FPM, de cerca de meio milhão de reais, ou seja, R$ 500 mil reais. A redução acarretará prejuízos no funcionamento de setores como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, entre outros.