complexo dos bumbás CAUSA POLEMICA

02-09-2010 11:17

 

Após a audiência pública ocorrida nesta segunda-feira, 30, na Câmara Municipal de Parintins, a empresa patrocinadora do projeto do complexo cultural dos bumbás, a Eletrobrás, prometeu rever o projeto, adequando-o às necessidades questionadas pelos populares que participaram da audiência.
 
Grande número de pessoas na audiência
Esclarecimentos sobre o projeto
 
O complexo é orçado em pouco mais de R$50 milhões e terá áreas como galpões, museus, escolas de arte e anfiteatro. Ao todo uma estrutura de quatro andares, além do anfiteatro.
As principais dúvidas giravam em torno dos impactos de vizinhança, da continuação do comércio que se estabeleceu no local e a manutenção de espaços para convivência e esporte.
A prefeitura municipal e as agremiações já tinham aprovado a ideia. Mas na audiência desta segunda-feira o prefeito Bi Garcia preferiu a cautela e pediu revisão do projeto para que ele seja adequado à realidade de Parintins. O prefeito sugeriu que a empresa retirasse do projeto as escolas de artes, assim a estrutura ficaria menor e os moradores seriam menos afetados.
Durante toda a audiência diversas foram as manifestações de populares contrários ao projeto. Moradores e donos de boxes se mostraram insatisfeitos com a ideia e pediram compromisso da empresa e da prefeitura com a população de Parintins.
A empresa deve se reunir com cada segmento afetado pelo complexo a fim de tirar dúvidas e fazer adequações. As modificações devem se concentrar apenas na área destinada ao esporte, que deve aumentar. A altura do prédio, muito questionada pelos moradores, deve permanecer a mesma, 17 metros.
A empresa tem pressa. É preciso readequar o projeto e apresentá-lo ao Ministério da Cultura ainda no mês de setembro. Após a adequação do projeto uma nova audiência pública deve ser realizada para apresentá-lo à comunidade parintinense.
 
Emiliana Monteiro / Sistema Alvorada