Delegacia não tem estrutura para servir de presídio

14-08-2011 18:08


 

 

Sangel Dude foi o último preso a ser enviado para Unidade Prisional.

Com a interdição da unidade prisional de Parintins a determinação judicial automaticamente transfere o problema para a delegacia de polícia civil, já que presos em flagrante e condenados pela justiça devem permanecer na delegacia e o local transformado em cadeia pública.
O delegado Ivo Cunha disse que vê com preocupação a decisão judicial uma vez que a delegacia não tem as mínimas condições de manter preso alguém. “Se o presídio que é construído para abrigar presos permanentes, imagine a delegacia que é feita para presos provisórios. Não temos estrutura, pessoal, cozinha adequada para fazer alimentação para presos, não temos estrutura para banho de sol. As celas não comportam grande quantidade de presos”, disse.
Ela afirma que a delegacia corre o risco de também ser interditada se a Comissão dos Direitos Humanos visitar o local improvisado como cadeia pública. 
A delegacia possui 5 celas e pode abrigar no máximo 15 presos em transição. A discussão ainda é longa e traz à tona a questão da construção de um novo presídio em Parintins. “Não tiro a razão da interdição do presídio, pois é uma bomba com o pavio aceso. Mas é necessária a solução que é a construção de uma nova penitenciária como fizeram em Itacoatiara”, comenta o titular da especializada. 
O delegado vai cumprir a determinação da justiça, mas acredita que em pouco tempo o local estará super lotado. 
 

(Emiliana Monteiro / Carlos Alexandre / Sistema Alvorada)