Dilma diz a Omar que estará no Amazonas em janeiro de 2011 Na reunião de mais de uma hora, que também contou com a presença do futuro ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Dilma reafirmou compromissos assumidos com o Amazonas

16-12-2010 18:35

 

ACRITICA.COM

Omar, Braga e Vanessa estiveram nesta quarta-feira (15) com a presidenta Dilma Rousseff

Omar, Braga e Vanessa estiveram nesta quarta-feira (15) com a presidenta Dilma Rousseff (divulgação)

A presidente eleita Dilma Roussef afirmou que virá ao Amazonas logo após sua posse, em janeiro. A garantia foi dada ao governador Omar Aziz e aos senadores eleitos Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, durante encontro com Dilma, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, dia 15.

Na reunião de mais de uma hora, que também contou com a presença do futuro ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Dilma reafirmou compromissos assumidos com o Amazonas, a exemplo da prorrogação da Zona Franca de Manaus, investimentos na Região Metropolitana, em infraestrutura urbana, entre outros projetos apresentados por Omar Aziz, que vão precisar da parceria com o Governo Federal para serem executados.

Segundo o governador, logo após a posse de Dilma e seus ministros, em janeiro, ele retorna a Brasília para apresentar  os projetos à futura Ministra do Planejamento, Mírian Belchior. O acerto já havia sido feito com Mírian no dia 6 de dezembro, quando Omar esteve em Brasília. “Ela (Dilma) me encaminhou para a Mirian Belchior, para a gente discutir vários projetos, em janeiro, assim que elas assumirem, e disse que virá ao Amazonas, agradecer aos votos”.

Em fevereiro, iniciam os cadastros dos projetos para uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) que vai ser coordenado por Mírian Belchior. Dentre os projetos que deverão ser apresentados para a ministra estão os novos eixos viários, que envolvem nove intervenções na cidade, incluindo a construção de um anel viário contornando o Distrito Industrial e a expansão do Prosamim para o interior. Na primeira etapa do PAC2, cujos recursos foram liberados no último dia 6, o Amazonas foi contemplado com R$ 187 milhões.

O governador também falou sobre os cortes nas emendas apresentadas à Comissão do Orçamento da União e disse que o Estado tem alternativas viáveis. “A economia vai crescer ainda mais ano que vem e há o compromisso da presidente em ajudar o Estado. Basta apresentarmos projetos viáveis, que vamos ter essa ajuda. Além disso, o poder de endividamento do Estado é bastante alto. “Então, nós temos condições de fazer tudo aquilo que nos comprometemos e a gente espera cumprir nos próximos quatro anos”.

Novos secretários
O governador também disse que não haverá grandes mudanças no seu secretariado e que na semana que vem espera ter os nomes definidos para anunciá-los. “As mudanças serão pontuais. Nós vamos dar continuidade a um trabalho que já vem sendo feito, por isso não haverá grandes mudanças”.