Fiéis festejam Sagrado Coração de Jesus

23-10-2010 20:57

 

 

 

Padre Benito conclamou aos devotos a descobrirem o mistério e misericórdia de Deus através de Jesus

“Deus doador da vida se manifesta inteiramente na pessoa e na ação de Jesus. Nesta semana vamos descobrir isso”, com essas palavras o padre Benito Di Pietro deu por aberta a festa em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.

Andor do Sagrado Coração de Jesus carregado pelos fiéis

Celebração da Missa, no início da festa

 

O evento teve início no dia 22 de Outubro, com círio saindo da Igreja da Comunidade de Santa Clara. Em romaria centenas de fiéis acompanharam a imagem de Jesus, com o coração exposto.

Em 2010, no novenário com o tema “Eucaristia, morada de Deus entre os homens” e o lema “Eu Sou o Bom Pastor” é de responsabilidade do Padre Amadeu Bortollotto. O Padre Vicente Pavan vai colaborar nas celebrações.

Na homilia da primeira missa, Padre Amadeu destacou a passagem de São Lucas, quando Jesus indaga sobre os homens que dizem saber interpretar os sinais da natureza, mas não aprenderam a interpretar os sinais da vida.

Segundo o sacerdote, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus não surgiu logo no começo da Igreja, mas tem um sentido amplo. Ele citou que o apóstolo São João escreveu no final do último evangelho, que Jesus já morto, teve o peito aberto com uma lança pelo Centurião, e expôs seu coração, sagrando ao mundo. O fato, disse o sacerdote, não ocorreu por acaso.

“Nada acontece por acaso. Jesus morto em cima de uma cruz quis que seu coração fosse aberto. Cristo poderia ter descido da cruz e mostrado a potência dele. Eu pergunto: Você duvida da potência de Deus? Acho que não, mas muitos de nós duvidamos do amor de Deus. É por isso que ele ficou pregado. Com os braços abertos. Então Jesus permite que o coração, símbolo do amor, seja aberto e deixou não apenas os braços abertos”, disse.

Amadeu destacou ainda que a finalidade particular da vida é descobrir o amor eterno, profundo, sem limites, que o Deus que se fez homem deixou através do sinal do coração. Ele destacou ainda que o novenário não é apenas uma simples criação e tradição da Igreja, mas foi instituído por Jesus, que pediu aos apóstolos e Nossa Senhora, que permanecem em Jerusalém durante 9 dias, rezando e pedindo a vida do Espírito Santo. O mesmo tempo de duração dos novenários.

Crianças da Escola Gentil Belém ofertaram flores ao Sagrado Coração de Jesus. O Padre Benito Di Pietro, ao final da celebração, pediu à comunidade para participar da programação religiosa, que se estenderá até o dia 31 de Outubro.

 

Parte Social

A parte social da Festa do Sagrado terá duração de seis dias, sob coordenação dos casais leigos; Ademar e Socorro Ferreira, Ulisses e Rosana Castelo Branco, Claudomiro e Socorro Carvalho e Maria e Joel Cavalcante, e mais de 150 pessoas envolvidas nas comissões.

Os radialistas Judson Lima e Josene Araújo comandaram a parte social, apresentando os príncipes e princesas. O palco foi ornamentado para a “Night school” e as crianças desfilaram com trajes de fardamento escolar da Centro Gurilândia, Escola Araújo Filho, Catequese e Centro Educacional Mirinópolis.

Os leigos Wenderson Cruz, Ruthy Fragata, Verena Alfaia, Joel Cavalcante e Socorro Paulain revelaram que em cada desfile será um tema diferente.

O cantor Mauraci e Banda animou o evento com muito forró, swing e pagode. O cantor Gaspar Medeiros mostrou talento na voz e violão com a Música Popular Brasileira e toada de boi bumbá.

No bingão foi ofertada uma motocicleta de partida elétrica, mais capacete e o curso de habilitação.

Neste sábado, a parte social prossegue e os convidados são o grupo Toada de Roda, desfile da noite Carimbó e no bingo o prêmio maior é um computador.  A cartela custa R$ 5,00. O padre Benito Di Pietro agradeceu aos profissionais de imprensa que estão ajudando a divulgar o evento. 

Texto e foto: Hudson Lima / Sistema Alvorada

Twitter @hudson_lima1