Homenagem aos 35 Anos de Fundação do Hospital Padre Colombo

07-11-2011 11:58

 

Homenagem aos 35 Anos de Fundação do Hospital Padre Colombo
 

 

 

A Câmara Municipal de Parintins realizou na quinta-feira, 03 de novembro, Sessão Solene em homenagem aos 35 Anos de Fundação do Hospital Padre Colombo, uma entidade da Diocese de Parintins que sempre prestou serviços médicos com toda dedicação e respeito a nossa sociedade. Inaugurado em 04 de setembro de 1976, a unidade de saúde surgiu da necessidade de melhor atendimento e assistência médica, fruto do idealismo de Dom Arcângelo Cérqua, um presente ao povo de Parintins, segundo as palavras do próprio Dom Arcângelo na época. 
A casa de saúde tem capacidade de atender a demanda do município e demais cidades circunvizinhas, com os serviços ambulatoriais, hospitalar, pronto socorro e maternidade. A Mesa foi composta pelo presidente da Câmara de Parintins e autor da solicitação desta solenidade Juscelino Melo Manso, prefeito Bi Garcia, Bispo Dom Giuliano Frigenni, senhora Antônia Ribeiro, subtenente Clinger Sancler, Secretário de saúde Josimar Marinho e a promotora de justiça Renata Sintrão. 
Um vídeo foi apresentado em uma homenagem às primeiras pessoas que trabalharam e colaboraram com o bom funcionamento do Hospital Padre Colombo a todos os presentes, entre eles o médico de todas as horas, Romualdo Castro Corrêa, que sempre mostrou competência de um líder e que sempre foi um administrador que tratou os funcionários com cordialidade e respeito. Hoje o Hospital Padre Colombo conta com uma equipe formada pelo diretor geral Romualdo Correa, gerente clínico Alberto Figueiredo Filho, gerente administrativa e financeira Antônia Ribeiro da Silva, gerente de enfermagem Tereza Cristina Monteiro, assessor diocesano no HPC, Pe. Mauro Romanello e o Bispo Diocesano de Parintins Dom Giuliano Frigenni.
Para marcar a data, a Câmara Municipal de Parintins concedeu o Certificado de Homenagem aos 35 anos de fundação do Hospital Padre Colombo, pelas mãos do prefeito Bi Garcia. O presidente da CMP, Juscelino Melo Manso, em seu pronunciamento, afirmou que a razão do sucesso ao longo dos 35 anos do Hospital é a dedicação de pessoas abnegadas, profissionais que transformam sua carreira em um sacerdócio.
Juscelino lembrou a dedicação de muitos outros homens que contribuíram para melhorar o atendimento no hospital, entre eles o médico Aldrin Verçosa Dias, que teve a vida dedicada ao hospital e aos interesses do povo de Parintins. “A participação dos mais humildes até o alto cargo de direção fez do Padre Colombo uma grande instituição”. Porém, destacou Juscelino, Parintins seria diferente se não tivéssemos um bispo com a visão de Dom Arcângelo Cérqua e aqui está o resultado de um projeto visionário que é o hospital Padre Colombo. Os vereadores Mateus Assayag (PSDB), Nelson Campos (PRTB) e Flávio Farias (PT) também usaram a tribuna para parabenizar todos os servidores e colaboradores do Hospital Padre Colombo.
O bispo Dom Giuliano Frigenni ressaltou que o hospital da Diocese de Parintins foi fruto da genialidade de Dom Arcângelo, um entusiasta nesse projeto e das mãos de um exímio construtor que foi o padre Silvio Miotto, que projetou a arquitetura do prédio e construiu o estabelecimento médico. Dom Giuliano destacou ainda a parceria séria como o segredo para a permanência até os dias de hoje de uma instituição voltada para o serviço de atendimento médico-hospitalar. “Enquanto estiverem juntos, governo do estado, prefeitura municipal e uma equipe dedica de funcionários e voluntários Parintins sempre terá o bom funcionamento do hospital no município”, concluiu o bispo. 
O prefeito Bi Garcia destacou a qualidade do sistema público de saúde da Ilha. Todos atendendo na rede pública de saúde, inclusive no Hospital Padre Colombo. Segundo o prefeito, hoje já não se verifica os altos índices de intervenções cirúrgicas, uma vez que os 40 médicos que atuam no município são na maioria especialistas e realizam diariamente entre sete a oito cirurgias.


Juventude discute políticas públicas na CMP

 

Na manhã de sexta-feira, 04 de novembro, a Câmara Municipal de Parintins foi palco de Audiência Pública para debater e discutir com a Sociedade Civil Organizada os mais diversos assuntos relacionados à Juventude Parintinense, que nos últimos tempos vem sendo alvo de grandes mazelas dos vícios e delitos criminosos e encontrar soluções para estas necessidades. A audiência é solicitação do vereador Flávio da Costa Farias (PT) e foi presidida pelo vereador presidente Juscelino Melo Manso (PSB). O objetivo da audiência é a criação do Conselho Municipal da Juventude na cidade de Parintins.
Os vereadores Tony Albuquerque (PP), Mateus Assayag (PSDB), Vanessa Gonçalves (PMDB), Carlos Augusto (PSD) e Marcos Vila Real (DEM), o promotor de justiça Dr. André Virgílio Bellota Seffair, o professor mestre Alexsandro Medeiros representante do ICSEZ, o vice-presidente da União dos Secundaristas de Parintins Holderlan Mourão, o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Serviço Social do ICSEZ João Maurício Cecílio, os Padres Francisco Dinele e Rui Canto, o 2º tenente Judis Magno do 11º Batalhão da Polícia Militar, professores e outras autoridades e jovens do município fizeram-se presentes na audiência.
Flávio Farias, vereador autor da propositura, destacou que a ação da audiência pública, através dos jovens que participaram da Conferência Municipal e Estadual da Juventude, tem como preferência debater os assuntos direcionados à juventude para garantir políticas públicas sólidas na área da saúde, esporte, lazer e tempo livre na melhoria da vida dos jovens parintinenses da cidade e do interior como prioridade nos projetos de segurança pública de Parintins. “Temos que apoiar e lutar pelos nossos jovens e criarmos mecanismos no qual eles gastem suas energias em trabalhos positivos e ao bem de toda sociedade”, sustenta o vereador. 
Para o presidente da Câmara de Parintins, Juscelino Melo Manso (PSB), a solicitação e apoio às audiências públicas na casa do legislativo são proezas que asseguraram os direitos de cada jovem e cidadão da Ilha, o qual garante expectativas de um futuro próspero da sociedade. Segundo ele, o legislativo abre as portas para ouvir as demandas e necessidades de todos e partir daí iniciar a contribuição para com idéias e projetos de concretizar políticas públicas em Parintins e construir cidadãos de forma digna e honrada. 
Os vereadores do legislativo parintinense, ao pronunciarem, destacaram que trabalharão com o intuito de discutir cada vez mais e concretizar políticas para se resolver os altos índices de violência e vícios como drogas que alcançam grande parte da classe juvenil, esta que deve participar efetivamente de momentos como esse.
O promotor de justiça André Seffair defendeu a importância desta audiência e parabenizou a Câmara de Parintins pela iniciativa em resolver as necessidades dos jovens e diminuir o índice dos adolescentes envolvidos com drogas e outras mazelas dos vícios, para que a cidade garanta o avanço social. 
O padre Rui Canto se ateve as questões de fazer, aprovar e colocar em práticas políticas públicas para a juventude parintinense e que o desejo desta audiência é encontrar soluções para essas discussões e problemas. 
O universitário João Maurício destacou a falta de implementação e possibilidades de avanços e melhor qualidade de vida da juventude. Segundo ele, há poucas ou nenhumas políticas públicas no interior do Amazonas que garantam subsídios e alternativas de oportunidades aos jovens. “A juventude tem futuro, basta ter acesso”, afirma João Maurício.
No momento em que foi concedida a palavra as jovens presentes na audiência pública cada um apresentou idéias e projetos para a casa do legislativo na organização de políticas que solucionem as demandas da classe juvenil em diminuir os índices de violência e vícios e solidificar trabalhos para a juventude da cidade e do interior de Parintins. Lideranças da juventude apresentaram ainda Carta Solicitação, documento que será encaminhado ao Poder Executivo e Legislativo com projetos e prioridades da classe juvenil.

(CMP)