Homenagem ao criador do festival de Parintins

23-06-2011 13:31

Homenagem ao criador do festival de Parintins
 

 

 

Lucinor de Souza Barros, 67, um dos criadores da nossa grande festa, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo.

O vice-prefeito Messias Cursino participou ontem, na Câmara Municipal de Parintins da entrega da medalha do mérito legislativo Raimundo Almada, a mais alta comenda do Legislativo ao senhor Lucinor de Souza Barros, 67 anos, homenageado por sua contribuição ao desenvolvimento cultural de Parintins com a criação do Festival Folclórico em 1965, junto de Raimundo Muniz e Xisto Pereira, ambos já falecidos. 
Messias Cursino destacou a figura de Lucinor como homem visionário dizendo que “por mais visionário que fosse o homem não poderia perceber que aquela brincadeira simples fosse se transformar em uma festa majestosa e bela como o Festival Folclórico de Parintins”. Messias ressaltou que Parintins se desenvolveu devido a possibilidade proporcionada pelo festival, principalmente de transformar a região em um grande potencial educacional com a criação de duas universidades públicas. Ele finalizou seu pronunciamento agradecendo e ao mesmo tempo parabenizando Lucinor pela brilhante idéia de criar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil.

O projeto legislativo é de autoria do vereador Juliano Santana, o Petro Velho (PDT). Estiveram presentes na sessão amigos, familiares e convidados de Lucinor. A mesa foi formada pelo presidente Juscelino Manso, o vice-prefeito Messias Cursino, deputado Tony Medeiros, a presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda e como representante do Garantido Mônica Brasileiro, e o homenageado Lucinor Barros. Em seu pronunciamento, Lucinor Barros agradeceu a homenagem e estendeu a comenda a todos os colegas da Juventude Alegre Católica (JAC), como Xisto Pereira e Raimundo Muniz, além dos colegas da JAC que estiveram presentes na galeria da Câmara Municipal, que também colaboraram com a criação do Festival de Parintins. O grupo de jovens “Juventude Alegre Católica” era uma organização formada por rapazes com média de idade de 20 anos, animadores esportistas e culturais de Parintins dos anos 60.