Internet dá prejuízo ao comércio

20-12-2010 12:14

 

Internet dá prejuízo ao comércio

 

Muitos empresários e lojistas de nossa cidade neste final de ano vêm sofrendo sérios prejuízos causados pelo sistema de internet existente na cidade.
Além da lentidão no processamento de documentos e dados importantes dos clientes, existe ainda a dificuldade de comunicação rápida com os fornecedores.
Por conta disso muitos títulos (duplicatas) vencidas são enviadas aos Cartórios para protesto. Mesmo após o pagamento, inclusive das custas cartoriais, os empresários são obrigados a passar até 30 dias esperando a normalização dos créditos, o que gera prejuízo.
Os Cartórios se defendem informando que o problema está na demora do processamento de dados que segundo eles é muito lento o que gera todo o problema. Enquanto isso os comerciantes tem que dar jeito para não perder o crédito junto aos fornecedores.
Os mais exaltados levantam questionamentos sobre a forma de procedimento dos Cartórios que segundo eles deveriam cuidar com mais atenção dos protestos, visto que não estão fazendo nenhum favor aos lojistas, já que o carimbo de quitação nos documentos só é postado após o pagamento das custas cartoriais.
Para muitos empresários as explicações de alguns cartórios sobre a demora em enviar a rede bancária os valores pagos, não satisfaz, uma vez que o horário de atendimento dos Cartórios não coincide com o bancário o que é plenamente possível ser mais ágil para não continuar causando prejuízos aos comerciantes.

(Nelson Brelaz/JI)