IPAAM vistoria lixões no baixo Amazonas
IPAAM vistoria lixões no baixo Amazonas

Em companhia do deputado Tony Medeiros, o presidente do IPAAM Antonio Stroki visitou Barreirinha, Nhamundá e Parintins.
O presidente do Instituto de Proteção ao Meio Ambiente – IPAAM- Antonio Stroki em companhia do Deputado Estadual Tony Medeiros PSL visitou e vistoriou no sábado passado as Lixeiras Públicas das Cidades de Barreirinha, Parintins e Nhamundá.
O objetivo é fazer uma ação urgente para remedição dos lixões a céu aberto, em aterro controlado. Segundo o presidente Antonio Stroki esses aterros controlados não são liberados pelo IPAAM, apenas alternativas temporárias, até os municípios conseguirem os projetos, área e recursos para a construção de aterro sanitário.
O presidente do IPAM também divulgou a lei nº 12.305 criada ano passado, que trata das Políticas Públicas dos Resíduos Sólidos. Pela lei as prefeituras são obrigadas até agosto de 2012 a apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos e até o final de 2014 para instalar o aterro sanitário.
Na cidade de Barreirinha a população produz 5 toneladas diárias de lixo, que são despejados numa área atrás do bairro Nova Conquista. O prefeito Mecias Sateré PMN disse que pediu a intervenção do deputado Tony Medeiros para ajudar a trazer o presidente do IPAAM, porque quer maior orientação para fazer a coleta, seleção e o despejo final do lixo.
Em Parintins, onde são produzidos 46 toneladas de lixo ao dia, a comitiva foi recebida pelo vice-prefeito Messias Cursino (PDT) e em seguida foram a lixeira onde o presidente do IPAAM Antonio Stroki deu orientações ao responsável da Lixeira de Parintins, José Ferreira. Segundo Stroki a cidade de Parintins estar no nível 2 pela classificação do IPAAM, ou seja, quando a Lixeira a céu aberto já é classificada como “Aterro Controlado”. Stroki salientou, no entanto faltar pequenos ajustes na área, que serão incorporados ao serviço.
Na cidade de Nhamundá o vice-prefeito Isaias Gomes Rossy (PMDB) disse ao presidente do IPAAM Antonio Stroki e ao deputado Tony Medeiros, que foi desativa há uma mês o Lixão a Céu aberto que funcionava no bairro de Nossa Senhora de Nazaré. O lixo está sendo transportado para um terreno na comunidade do Juruá. Neste local Stroki disse ser fazer as valas, pasto de compostagem e cobertura. Os Nhamundaense produzem 5 tonelas de resíduos sólidos.
O presidente do IPAAM disse estar otimista pelo entusiasmo do deputado Tony e com os prefeitos de Barreirinha, Nhamundá e Parintins pela vontade em acertar no despejo final do lixo. Stroki anunciou que o IPAAM constituiu grupo de trabalho formado de técnicos na experiência de analises ambientais, químicos, engenheiros civil, biólogos, que vão atender as prefeituras do Amazonas e dá suporte de projetos.
O deputado Tony Medeiros PSL disse que a Assembleia Legislativa terá importante no processo de parceria com as prefeituras, porque os deputados estaduais vão criar, ajustar e votar a Lei Estadual da Política de Resíduos Sólidos.
Tony Ele salientou que o governador Omar Azziz (PMN) mantém de imediato, parcerias junto aos prefeitos, onde a situação das lixeiras a céu aberto já prejudicam os municípios, destinando os técnicos e recursos.
Texto: Hudson Lima
Foto: Osvaldo Freitas