Mais de 100 mil se preparam para o Enem no Amazonas
Portal com informações da TV Amazonas
MANAUS- A oportunidade de ingressar na Universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) leva muitos alunos a lotarem os cursinhos preparatórios em Manaus. As provas deste ano serão realizadas no próximo sábado (06) e domingo (07) em todo o Brasil. O Amazonas registrou um total de 124.799 mil inscritos para participar do exame em 2010.
Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O número de inscritos em 2010 é o maior desde que o exame foi criado, em 1998.
O Exame conta com 4,6 milhões de inscritos neste ano. Cerca de um milhão de candidatos possui mais de 30 anos. Muitas pessoas que estavam sem estudar por um tempo, retornaram para as salas de aula, como é o caso de Silvânia Guimarães, 35, que pretende seguir a carreira administrativa.
“Além da sala de aula eu me dedico aos estudos também em casa, pesquisando na Internet e em livros assuntos relacionados à prova”, contou Guimarães.
Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rosana Cristina Parente, a instituição disponibiliza para este ano 1.842 vagas. A ufam utiliza Ela alerta aos estudantes terem atenção no horário da prova que está de acordo com o de Brasília. A instituição é uma das que utiliza a nota total do Enem nos processos seletivos Macro e PSC.
"Além dos amazonenses, estudantes de outros estados concorrem às vagas da Ufam. Em 2009, fomos a quarta universidade federal mais procurada em todo o Brasil", disse a pró-reitora. O número de candidatos inscritos na Universidade será disponibilizado em janeiro de 2010.
Disciplinas
As disciplinas mais temidas pelos candidatos na hora da prova segundo os professores são: Língua Portuguesa, Matemática e Física. Segundo o professor Luís Carlos, é preciso dar atenção a metodologia de estudo para não cansar o aluno. “A gente tem aquele agravante do ano passado, onde o Amazonas ficou em uma posição muito baixa e pretendemos mudar esta situação em 2010”, explicou.
Os candidatos ao Enem devem saber que a fiscalização vai ser rígida. Para realizar o exame é preciso apresentar documento com foto e comprovante de inscrição. Não serão permitidos lápis, borracha, apontador ou folha para borrão. Aparelhos eletrônicos, como celular, ipodes também não serão autorizados no momento de realização das provas.
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame. A medida, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já era prevista no edital do exame, divulgado no início deste ano.
Inscritos
No Amazonas, são 12.926 mil inscritos que buscam certificação no ensino médio. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) adotará o Enem para preenchimento de 50% das vagas da instituição no ano letivo de 2011. O Amazonas ocupa o 11º lugar no ranking nacional de inscritos no exame.
Na região Norte, 414.051 mil candidatos se inscreveram para participar do Enem, de um total de 4.611.441 milhões de inscritos em todo o País. O Amapá tem o menor número de participantes do Brasil com 14.359 inscritos no exame.(JK)