Omar Aziz e José Melo serão empossados no Teatro Amazonas Cerca de 700 pessoas devem comparecer a solenidade de posse. A cerimônia terá duração de apenas uma hora.

01-01-2011 13:34

 

ACRÍTICA.COM

Eleitos recebem o diploma oficial dos cargos que vão ocupar a partir de 1o. de Janeiro

Omar Aziz e José Melo durante cerimônia de diplomação do TRE-AM

O governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), e seu vice José Melo (PMDB) tomam posse neste sábado, dia 1º de janeiro de 2011, em cerimônia realizada no Teatro Amazonas. Omar, que assumiu o cargo de governador no último mês de março, com a renúncia do então governador e senador eleito Eduardo Braga (PMDB), foi reeleito dia 03 de outubro para mais quatro anos de governo.

A solenidade de posse é um ato da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), que na ocasião transfere a sede para o Teatro Amazonas. Omar Aziz e José Melo serão empossado pelo presidente da ALE, Belarmino Lins, em cerimônia marcada para às 17h.

A cerimônia de posse terá duração de uma hora. O roteiro montado pela organização do evento prevê a chegada do governador Omar Aziz, acompanhado da primeira-dama Nejmi. No Teatro, o casal será recebido pelo presidente da ALE, deputado Belarmino Lins, e esposa. Da mesma forma, o vice-presidente da ALE, deputado Ricardo Nicolau, receberá o vice-governador eleito, José Melo, ao lado da esposa. Em seguida, Omar receberá os exórdios, honras prestadas por tropas militares posicionadas no hall do Teatro, até ser conduzido a uma sala reservada.

A mesa que dará posse ao governador e vice eleitos será composta por líderes e representantes do Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Prefeitura de Manaus, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Câmara Municipal de Manaus, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arquidiocese de Manaus, Exército, Marinha e Aeronáutica. A solenidade será aberta com execução do hino nacional pelo Coral do Amazonas, sob regência do maestro Moisés Rodrigues.

Durante a cerimônia, governador e o vice farão o juramento de manter, defender e cumprir as constituições estadual e federal, em respeito às leis do país. Encerrado o rito, Omar Aziz fará o primeiro discurso do novo mandato como governador do Amazonas.  Em seguida, o presidente da ALE declara encerrada a solenidade de posse. Num segundo momento, ocorrerá a cerimônia de posição das faixas e, posteriormente, entrevista à imprensa.

Cerca de 700 pessoas devem comparecer a solenidade de posse. Entre elas, familiares, autoridades civis e militares. Além destas, outras 300 pessoas estarão trabalhando diretamente na operacionalização do evento nas mais diversas áreas: segurança, cerimonial, comunicação, som, iluminação entre outras.