Omar tem 56%, Alfredo 33% Segundo pesquisa encomendada por A CRÍTICA à Action, o governador e candidato à reeleição ganharia no primeiro turno, se a eleição fosse hoje

19-09-2010 19:16

 

ARISTIDE FURTADO

A segunda pesquisa de intenção de votos para o governo do Amazonas encomendada por A CRÍTICA à empresa Action aponta vitória do governador Omar Aziz (PMN) no primeiro turno com 56% contra 33% do senador Alfredo Nascimento (PR).

O vereador Hissa Abrahão (PPS) e o empresário Luiz Navarro (PCB) tiveram 1% cada. Luiz Sena (PSOL) e Herbert Amazonas (PSTU) não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 2% e indecisos, 7%.

Foram entrevistados 1.845 eleitores, sendo 1.065 na capital e 780 no interior, entre os dias 11 e 15 deste mês. A margem de erro é de 2,28% para mais ou para menos.

A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30016/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) com o número 026018/2010.

Vantagem
A pesquisa estimulada, na qual se apresenta ao entrevistado um disco com os nomes dos candidatos, indica vantagem de 23% de Omar sobre Alfredo. Essa diferença era de 12% na primeira sondagem Action/ACRÍTICA, quando Omar alcançou 49% e Alfredo 37%.

A nova consulta, ocorrida a 18 dias da eleição, antes da entrada em cena do presidente Lula no programa de Alfredo Nascimento, mostra o crescimento de Omar na capital e no interior. Em agosto, ele tinha 52% em Manaus. Saltou para 59%, acréscimo de 7%. Nos municípios do interior, estava com 46% e subiu para 51%, aumento de 5%.

Em Manaus, Alfredo perdeu 6%. Caiu de 34% para 28%. No interior, a redução chegou a 3%. Desceu de 42% para 39%.

Fidelização
No critério de fidelização do voto, Omar Aziz também lidera a pesquisa. Das pessoas que disseram votar nele, 93% afirmaram que a intenção é definitiva. Apenas 7% contaram que ainda podem mudar de opinião. O índice de fidelidade do eleitorado a Alfredo foi de 86%.

O candidato com melhor performance nesse item é Hissa com 94%. Os mais infiéis são os eleitores de Luiz Sena com 67%. Herbert e Navarro marcaram 67% e 63%, respectivamente. Com 21%, Alfredo Nascimento apresenta o maior índice de rejeição entre os seis candidatos.

Em agosto esse número era 20%. Omar e Navarro estão empatados com 13% cada no critério de reprovação. A rejeição ao nome do governador subiu 1% em relação a agosto. A de Navarro caiu 2%.

Do total de entrevistados, 8% disseram não votar de jeito nenhum em Herbert, 6% em Luiz Sena e 5% em Hissa Abrahão.

Corrida Presidencial
A pesquisa Action/A CRÍTICA também mediu a preferência do eleitor para o cargo de presidente da República.

A ex-ministra Dilma Rousseff (PT) está com 75% das intenções de voto. A senadora Marina Silva (PV) tem 13% e o ex-governador José Serra (PSDB) ficou com 7%. Os outros candidatos somam 1%.

Disseram votar em branco, anular o voto ou não votar em nenhum candidato 1% dos eleitores. Indecisos totalizam 3%. Em agosto, 76% do eleitorado do Amazonas declararam voto para a candidata petista.

Em relação à nova sondagem, Dilma perdeu 1%. Marina Silva, que havia recebido 8%, ganhou cinco pontos porcentuais. José Serra apresentou queda de 2%.