O governador reeleito do Amazonas Omar Aziz (PMN) e os dois senadores eleitos, ex-governador Eduardo Braga (PMDB) e a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), estão em Brasília, onde pretendem cobrar compromissos reais da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e assim definir as estratégias de apoio do grupo à candidatura da petista neste segundo turno no Amazonas.
Omar, Braga e Vanessa chegaram juntos na tarde desta segunda-feira (4) ao Hotel Alvorada Tulip (antigo Blue Tree), onde o comando da campanha de Dilma faz uma avaliação dos resultados do 1º turno da eleição. Participam do encontro todos os governadores eleitos e reeleitos pertencentes à base de apoio ao Governo Federal bem como os novos senadores e aqueles que renovaram seus mandatos.
A iniciativa do encontro visa também a formação de uma ampla frente de luta nos estados a fim de iniciar uma ofensiva e reverter a tendência de queda da petista que resultou no adiamento dos planos do presidente Lula de passar a faixa presidencial para Dilma.
Após o encontro coletivo, Omar, Braga e Vanessa, vão aguardar para ter uma conversa reservada com a presidenciável.
"Estamos com Dilma, que representa o melhor para o Brasil e para o Amazonas", afirmou o governador Omar Aziz.
Avaliando o processo político, Dilma destacou como positivo o resultado deste pleito, tendo em vista o grande número de senadores e deputados eleitos, além de governadores estaduais.
No que diz respeito ao índice atingido por ela, de 46,9%, Dilma acredita estar na margem das últimas eleições para presidente da República.
"Estamos bem, temos bons números e uma força política que é a maior dos últimos 20 anos. Nunca tivemos uma força como esta. E este é o fato político diferenciado desta eleição", disse ela.
A candidata petista propôs a realização de uma campanha qualificada, de alto nível, com projetos e propostas.
"O segundo turno é um embate direto, aguerrido e nós precisamos dizer que queremos o melhor para o Brasil, queremos que este País continue crescendo".
*Com informação do correspondente de acritica em Brasília, jornalista Antônio Paulo e assessorias dos candidatos eleitos