OMAR FALA SOBRE PROJETOS

14-09-2010 23:43

 

 

O governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela Coligação Avança Amazonas, disse, nesta terça feira, 14, em entrevista à rádio A Crítica FM, que o resultado da pesquisa IBOPE que o coloca 21 pontos percentuais à frente do seu principal adversário demonstra que a população aprova a forma como ele vem administrando o Amazonas e quer a continuidade dos projetos que melhoraram a qualidade de vida de milhares de pessoas. “Sou governador do Amazonas e, desde que o Eduardo Braga saiu do governo para disputar uma vaga ao senado, dei continuidade a tudo que estava planejado”, lembrou o candidato.

 Omar comparou a situação atual da disputa eleitoral no Amazonas à da candidata à presidência Dilma Roussef. “Isso mostra claramente que o Governo vem sendo bem avaliado. Não é diferente do Governo Lula”, avaliou. Segundo ele, com a experiência adquirida nos anos em que foi vice-governador de Braga, não teve dificuldade ao assumir o cargo. “Conhecendo os projetos de perto, vendo como a máquina funciona e com uma equipe de governo azeitada, eu posso dar continuidade a esse projeto”, disse, citando obras como a Avenida das Torres e a recuperação do sistema viário dos municípios do interior.

 Sobre o nível da campanha, Omar garantiu que vai continuar apresentando propostas. “A população está preocupada é com o futuro dela. Se vamos construir mais escolas de tempo integral, continuar com o Prosamim, com a construção de novas unidades de saúde e se vamos melhorar o atendimento nas unidades. E é isso que estamos propondo”, completou.

 Durante a entrevista, Omar apresentou metas para a Segurança, Saúde, Educação e garantiu dar continuidade ao Prosamim e ao programa de habitação do Governo do Estado que retirou 10 mil famílias dos igarapés. “Vamos remanejar mais 10 mil famílias e queremos construir outras 30 mil casas populares”, assegurou. Recentemente, o Ministério das Cidades divulgou dado mostrando que o déficit habitacional reduziu 38% no Amazonas entre 2005 e 2008.

 As propostas incluem o reforço na prevenção, com a construção de 36 escolas de tempo integral, 20 delas no interior, e ampliação do programa Jovem Cidadão, mantendo os estudantes ocupados nos dois turnos e assim livre da violência e das drogas. Na área repressiva, o projeto Ronda do Bairro, com policiais e viaturas 24 horas perto da comunidade. E o reforço da segurança nas fronteiras, em parceria com o Governo Federal, para impedir a entrada de drogas no Estado.

 Na Educação, além de continuar fazendo escolas de tempo integral – cinco delas já foram inauguradas na capital e outras 11 estão em obra – Omar disse que vai continuar com a política de valorização do professor. “Depois que graduarmos todos e criarmos o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), vamos oferecer pós-graduação para que o professor possa subir na carreira e aumentar seu salário”, explicou.

 Na Saúde, as principais propostas são a construção de um Pronto Socorro adulto e infantil na Zona Norte. Junto ao PS haverá um hospital para dar maior resolutividade aos casos que necessitem de internação. Outra proposta é a criação do Cartão Saúde do usuário, uma espécie de prontuário eletrônico, com todo o histórico do paciente, para agilizar e tornar o atendimento médico mais eficiente. Ele ressaltou que o Estado do Amazonas é o que mais investe proporcionalmente em saúde, cerca de 25% do orçamento que corresponde a aproximadamente 1,7 bilhão anual.

 Omar disse ainda que, enquanto governador vai manter a Ação Conjunta com a Prefeitura de Manaus até que todas as ruas da cidade sejam recuperadas. (Texto e foto: Divulgação)