Prefeitura entrega escola e centro de saúde no Zé Açu

17-09-2011 22:04

Prefeitura entrega escola e centro de saúde no Zé Açu
quinta-feira - 15/09/2011 15:58:22

 

 

Duas importantes obras serão entregues nesta sexta-feira aos comunitários da região do Zé Açu, pelo prefeito Bi Garcia e o vice, Messias Cursino. 
Trata-se da nova Escola Municipal Professor João Lauro, antiga escola Minervina Reis, e o novo Centro de Saúde Maria do Carmo Constanti, que serão inaugurados em solenidade especial programada para as 9 horas da manhã. Os nomes escolhidos em comum acordo com os moradores do Bom Socorro do Zé Açu, são homenagens a duas importantes personagens da história educacional e da saúde daquela região. O prefeito Bi Garcia e o vice, Messias Cursino determinaram a distribuição de convites para autoridades e segmentos sociais para prestigiar o evento. João Simas da Silva, hoje com 80 anos de idade, foi o primeiro professor leigo da comunidade. Maria do Carmo Constanti faleceu aos seus 66 anos de idade e foi parteira com grande contribuição aos moradores da região na assistência ao nascimento de 528 crianças num momento em que a presença de médicos só era possível na cidade.

 

O Centro de Saúde Maria do Carmo Constanti, de acordo com o secretário de saúde, Josimar Marinho, é equipado com cadeiras odontológicas, balanças, inaladores, autoclaves, centrifugas, balcões, macas e outros utensílios foram transportados para a comunidade desde o início do mês. Sala de curativo, inalação, cozinha, banheiro, consultório ginecológico e de odontologia fazem parte da estrutura física do posto. Serão desenvolvidos programas como saúde do homem, saúde da mulher, medição de pressão, diabetes, controle e tratamento de DSTs, coleta de preventivos e vacinação. Josimar Marinho informou que os funcionários do posto como enfermeiros e técnicos de enfermagem já conheceram a comunidade com o objetivo lidar com as diversas situações vividas pelos moradores.
A antiga escola do Zé Açú era composta por apenas três salas de aula e área administrativa. Com a reforma e ampliação agora disponibiliza mais três salas de aula, cantina, sala de informática, sala de reforço e leitura, sete banheiros e climatização em todos os setores. Para o secretário municipal de educação, Maíldson Araújo, a nova escola oferece mais conforto e qualidade de ensino aos 760 alunos.