REGRAS PARA SELEÇÃO DE JURADOS

23-06-2011 13:41

REGRAS PARA SELEÇÃO DE JURADOS FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS – 2011


REGRAS PARA SELEÇÃO DE JURADOS



O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS acontece anualmente no último final de semana do mês de junho. Reconhecido como principal evento da cultura popular amazonense, o festival é apresentado sob a forma de ópera amazônica, encenada a céu aberto no “Bumbódromo” de Parintins pelas Agremiações Folclóricas BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO e BOI-BUMBÁ GARANTIDO, que disputam o título de campeão. 

A edição deste ano acontecerá nos dias 24, 25 e 26 (sexta-feira, sábado e domingo), a partir das 20:00 horas, com transmissão nacional ao vivo pela rede de TV Bandeirantes (Band). Em cada uma das três noites, cada agremiação se apresentará durante 2:30 h, com intervalo de 30 minutos.

O evento encontra-se inserido no calendário cultural do país e tem importância vital para o município de Parintins, por se tratar de um instrumento gerador de emprego e renda para boa parte da população nativa, além de propagar essa importante obra do patrimônio cultural amazonense. 

Aos participantes, a festa oferece a oportunidade singular de conhecer uma das maiores expressões artísticas e culturais amazônicas. Pela sua importância, tradição e repercussão, o festival atrai a cobertura da imprensa nacional e internacional.

Objetivando assegurar a imparcialidade, transparência e lisura do julgamento, bem como cumprir as disposições contidas no Regulamento do Festival, cada uma das agremiações folclóricas indica três representantes para compor a comissão responsável pela seleção dos jurados. 

Para o festival deste ano, a comissão estabeleceu a formação das seguintes duplas de representantes para realizar a seleção de três jurados em cada um dos estados brasileiros definidos em sorteio e relacionados a seguir: 

CEARÁ
Dernando Reis, representante do Caprichoso
Mário Felipe Moraes Jr., representante do Garantido

ESPÍRITO SANTO
Marcam Uchôa, representante do Caprichoso
Pedro Alves, representante do Garantido

PIAUÍ
Jender Lobato, representante do Caprichoso
Walfran Braga, representante do Garantido


Foi definido também por sorteio que no estado do Ceará será selecionado um quarto jurado, de tal modo que um deles será sorteado, em Parintins, para presidir a comissão julgadora do festival.

Os jurados farão o julgamento de 21 itens, agrupados em três blocos. Cada bloco será julgado por três jurados, sendo um de cada estado sorteado. 

Estarão habilitados a participar da seleção somente os profissionais que apresentarem formação específica e compatível com os itens a serem julgados em cada bloco, conforme descrição a seguir:

BLOCO A – COMUM / MUSICAL
Músico, compositor, maestro, musicólogo, folclorista, sociólogo e comunicólogo.

BLOCO B – CÊNICO / COREOGRÁFICO
Teatrólogo, coreógrafo e folclorista.

BLOCO C – ARTÍSTICO
Artista plástico, etnólogo, cenógrafo, antropólogo, folclorista, designer e arquiteto.

Os profissionais indicados para esta seleção devem possuir referencial teórico em folclore, com trabalhos realizados que contemplem as manifestações folclóricas e culturais brasileiras. 

Não será permitida a participação de jurados que tenham atuado em festivais anteriores, bem com profissionais que exerçam cargos de primeiro e segundo escalão em instituições públicas federal, estadual e municipal. Não será também permitido mais de um jurado do mesmo órgão, instituição pública ou privada. 

Para desempenhar o seu papel, cada jurado receberá uma via do Regulamento do Festival, contendo os critérios de votação de cada item relacionado em seu bloco de julgamento.

Os jurados viajarão de suas cidades para Manaus na quinta-feira, dia 23, seguindo para Parintins no mesmo dia. O retorno a Manaus e às suas cidades de origem acontecerá na segunda-feira, dia 27. Todas as despesas de viagem, alimentação e hospedagem serão custeadas pela Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas.

Informamos ainda que cada jurado participante receberá a importância de R$ 3.000,00 (três mil reais), a título de ajuda de custo pela sua participação no evento.

Recomenda-se aos jurados selecionados que evitem levar e usar roupas e objetos pessoais na cor azul e em formato de estrela, identificados com o Boi-Bumbá Caprichoso, e na cor vermelha e em formato de coração, identificados com o Boi-Bumbá Garantido, para evitar conflito com a tradicional rivalidade da festa.

Diante do exposto, solicitamos a Vossa Senhoria a especial gentileza de nos apoiar no processo de escolha dos jurados, através da indicação de profissionais que preencham os requisitos supra mencionados e estejam dispostos a enriquecer o seu currículo, além do compromisso de contribuir para engrandecer a cultura popular do nosso país.