Tupi é bicampeão do Festival dos Bois Miri

25-06-2013 13:38

 

 

 

 
Foto: Ewerton Marques

 

Com quatro pontos de diferença em relação ao segundo colocado, Tupi vence o Festival Folclórico dos Bois Mirins contra Estrelinha e se torna bicampeão. A apuração transcorreu normalmente na tarde desta segunda-feira, 24, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a participação dos fiscais dos bois e diretorias. A comissão organizadora abriu as urnas com as notas dos jurados às 14h30min. 



A evolução dos itens individuais e tuxauas definiram o resultado favorável ao Boi Tupi. O Festival foi disputado apenas por Estrelinha e Tupi. Por problemas técnicos com uma alegoria, o Boi Mirim Mineirinho não disputou o Festival, mas fez apresentação especial de 30min. O Mineirinho atrasou uma hora do tempo determinado pelo regulamento e a comissão organizadora do Festival resolveu invalidar a participação na disputa, mas cedeu 30min para apresentação especial.
 

O Boi Tupi defendeu o tema “Amazônia indígena, fonte de vida cabocla”, enquanto o Estrelinha explorou sobre o tema “O Gigante Verde da Amazônia”. Segundo o presidente da comissão organizadora do Festival, Mário Pinheiro, um dos jurados fez uma observação no verso da folha de votação que, os bois mirins devem se preocupar com a evolução da cunhã-poranga para evitar a erotização e exploração de sensualidade, por se tratar de evento com crianças.


A presidente do Boi Tupi, Sebastiana Araújo Duarte, destacou a importância do trabalho sério e o sentimento de dever cumprido. “Realmente teve uma apuração e julgamento bom. Nesse julgamento foi usado o profissionalismo. O Boi Tupi estava com o bi campeonato assegurado. Quero agradecer a todas as crianças envolvidas no Tupi, além dos pais e patrocinadores. Eu, como presidente, quero o tri em 2014”, concluiu Sebastiana Duarte. 


Texto: Gerlean Brasil