Uma coletânea para o Irmão Miguel

16-09-2010 11:50

 

 

Vejo nos recados do site do Jornal da Ilha tantas homenagens ao ícone da arte e da cultura parintinense, o inesquecível Irmão Miguel de Pacalle. Este homem está eternizado pela sua obra solidária e humilde que com muita dedicação presenteou o povo de Parintins. Ele será sempre lembrado por sua contribuição ao desenvolvimento da arte que teve toques peculiares de quem amava o que fazia. As paredes da Catedral de Nossa Senhora do Carmo exemplificam o dom compartilhado na confecção das peças trabalhadas com muita delicadeza e perfeição. 
O segredo de transformar “barro” em peças significantes para a religiosidade foi muito mais longe do que se poderia imaginar e os então aprendizes do Irmão Miguel se transformaram em artistas reconhecidos nacionalmente e até mesmo internacionalmente.
Irmão Miguel era muito observador, tranqüilo, muito humano. A vida dele se identificava com a arte e por isso homenageado, em vida, pela Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso que deu a escolinha o nome de Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle. Seus ensinamentos não transformavam apenas o “barro”, mas também orientava seus “bambinos” a uma vida de respeito, honestidade, devoção, dedicação e humanidade transformando-os em cidadãos dignos e honrados.
Aquela pequena escola, implantada atrás da casa do bispo, foi para muitos uma história de superações. O entretenimento se firmou como profissão, a de artista parintinense. 
Que orgulho para nós ao ouvirmos o nome de nossa Parintins como terra de artistas inovadores e criativos, exemplo para outras nações.
Que pena que a grandiosidade do trabalho do Irmão Miguel não tenha tido espaço na pequena área onde ele formou grande parte dos nossos renomados artistas. Aqueles poucos metros quadrados, próximo ao jambeiro ficarão marcados assim como o Irmão Miguel está eternizado. Fica o agradecimento, fica a saudade, mas a cima de tudo o reconhecimento pelo grande homem que ele nunca deixou de ser.
A idéia de organizar uma coletânea de contos e histórias com as experiências dos ex-alunos do Irmão Miguel contribuirá para que esta parte da história seja compartilhada com todos aqueles que o admiram. 
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail prsgarcia@hotmail.com.

(Mônica Ferreira Garcia, colunista JI)
(Foto: Andréas Valentin)