Vanessa e Eron acusados por compra de votos

08-12-2010 22:03

 

 

Vanessa Grazziotin e Eron Bezerra, ambos do PCdoB, podem ter mandatos cassados por captação ilícita de votos e uso de estruturas e servidores do poder público para promover candidaturas de ambos no Amazonas. A Procuradoria Regional Eleitoral no Estado (PRE/AM) pediu ao Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), que julgará o caso, a declaração de inelegibilidade dos dois candidatos por oito anos. A senadora eleita e o suplente eleito de deputado federal teriam sido beneficiados com votos após a distribuição, entre agosto e setembro deste ano, de equipamentos agropecuários a moradores de municípios do interior do Estado. A ação teria sido feita por funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror). Segundo a representação encaminhada ao TRE, a gerente do Idam em Novo Remanso, Michele Duarte, ofereceu um motor tipo rabeta para que um morador da localidade votasse nos candidatos. Após receber o produto, ela teria pedido cópias do RG e do CPF do eleitor. O PRE/AM acredita que outras pessoas da comunidade também receberam equipamentos em troca de votos.

Suposta manipulação - A Procuradoria afirma que dados do PRE/AM e do Idam apontam para o uso das instituições em abuso de poder, para angariar votos. Segundo o órgão, documentos oficiais fornecidos pelo Idam mostram que mais de 28 mil equipamentos, entre motores a gasolina, rabetas, kit's ferramenta e kit's pescador, foram doados até abril deste ano. A denúncia diz que o Instituto não teria um calendário anual prevendo as datas de distribuição até a solicitação do Juízo Eleitoral da 67ª Zona Eleitoral (Apuí/AM), para a restituição dos bens apreendidos. A representação diz ainda que, durante as distribuições, os Termos de Doação não tinham preenchidos os campos de data e numeração. Para a PRE/AM, não ficaram claros quais os critérios utilizados na escolha dos moradores que seriam beneficiados. Já a Sepror afirma que os critérios atendiam aos trabalhadores “em estado de extrema necessidade” que não possuem e não tenham “condições de acesso às linhas de crédito oficiais e privadas”.
Eleições 2010 - Vanessa Grazziotin foi eleita ao Senado Federal pelo Amazonas nas últimas eleições com mais de 22% dos votos no Estado. Cinco dias após o pleito, o atual senador Arthur Virgílio denunciou a deputada federal por, supostamente, fazer parte de um esquema de compra de votos. Na ocasião, as acusações eram sobre o uso de cartões bancários para o pagamento de eleitores. Ao Portal Amazônia, a senadora eleita comentou sobre o caso e garantiu não serem verdadeiras as denúncias. "Nossa campanha seguiu a lei do começo ao fim", disse. A ação aguarda julgamento no TRE-AM. 
 

(Portal Amazônia, com informações do MPF/AM)