Vereadores querem aclamar Juscelino

31-10-2010 16:22

 

 

Tendo como cabo eleitoral a presidente Vanessa, vereador Juscelino caminha para aclamação na casa.


Depois da votação deste domingo, na qual os brasileiros vão eleger entre José Serra PSDB ou Dilma Rousseff PT, Parintins viverá outra eleição, da nova mesa da Câmara Municipal. Os edis da Ilha, declararam durante a semana vontade de aclamar o advogado Juscelino Melo Manso, PSB, como novo presidente.
Juscelino tem apoio incondicional da atual presidente Vanessa Gonçalves PMDB. “O Juscelino será aclamado e eleito vai prosseguir nosso trabalho a frente da câmara. A imagem do legislativo precisa ser vista com responsabilidade pela população”, diz a peemedebista, que eleita para o cargo, no mês de abril, após a renuncia do ex-presidente Henrique Medeiros do PMN. 
Henrique decidiu renunciar para não ser cassado, após ser denunciar por improbidade administrativa, hoje investigada no Ministério Público.
Vanessa imprimiu gradativamente a aproximação de todos os vereadores, num único objetivo, a imagem da câmara. Em oito meses diminuiu gastos, inaugurou o portal da transparência, na qual qualquer pessoa pode consultar os gastos do parlamento municipal e levou os vereadores ao encontro das Agrovilas do Mocambo e Caburi, na sessão itinerante, projeto de Lei do vereador Juscelino Manso. “Na política devemos ter um posicionamento. O poder passa e ficam apenas as realizações”, frisou Vanessa, que aos 24 anos é a mais jovem que presidiu a câmara.
Juscelino apenas oficializou a candidatura na sessão de terça-feira 26, quando pediu apoio e o voto dos colegas e ainda discursou sobre a importância da unidade parlamentar. Para ele, a maior responsabilidade dos vereadores é com a sociedade e a atual mesa teve esse discernimento sob comando de Vanessa.
Juscelino Manso está no 2º mandato de vereador, atuou mais de 16 anos em Brasília, auxiliando deputados e senadores do Amazonas, no Congresso Nacional. Foi Candidato a prefeito de Parintins 1996, obtendo mais 4.500 votos, ficando em 3º lugar, na época surpresa da eleição. Hoje o socialista é líder do prefeito Bi Garcia na câmara e coordenador da Comissão dos Direitos Humanos. 
Juscelino é autor da lei das filas, que pune bancos contra o desrespeito ao cidadão, lei Ana Victoria, que regulamenta o funcionamento de bares e similares sobre exclusivamente à venda de bebida alcoólica, lei da câmara itinerante, na qual os vereadores devem ir aos bairros e comunidades rurais ouvir os moradores e a lei de anistia do IPTU, que beneficia as famílias carentes de Parintins, que tem rendimento menor de um salário mínimo, de não pagar a taxa no setor de terras. 
Manso agradeceu a todas as manifestações dos colegas e disse que até o dia da votação será apresentada a mesa diretora. Os vereadores Tony Albuquerque PP e Juliano Petro Velho PDT são cotados para assumir a vice-presidência. Valter Lobato PSDB e Nelson Campos PRTB, suplentes e por força do regimento interno não podem ser indicados para a nova mesa.
A eleição na câmara de Parintins seria apenas dia 1 de Janeiro de 2011, mas a presidente Vanessa e os pares decidiram adiantar para 03 de Novembros. “Assim faremos uma transição tranquila e a nova mesa diretora ficará por dentro de tudo o que foi executado em oito meses e na maior transparência possível”, diz a vereadora do PMDB, que mesmo sendo a única mulher eleita no pleito de 2008, conseguiu a façanha de arrumar a casa e ainda fazer seu sucessor para o biênio 2010/2011.

Hudson Lima
Twitter @hudson_lima1